quarta-feira, 27 de julho de 2011

Prevenção da infecção pelo HIV

Esta é uma informação de utilidade pública que vale a pena ser lida e repassada, pois, apesar de ninguém estar imune a contaminação do vírus HIV, com o devido tratamento já é possível conviver durante anos com o vírus sem que a AIDS se desenvolva.
Samanta Francisco


O que é PEP?

PEP significa Profilaxia Pós-Exposição. É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha. Esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica.

Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.

 
Atendimento inicial é de URGÊNCIA
 
No caso de um possível contato com o vírus HIV, busque, o quanto antes, um serviço credenciado. Esse primeiro atendimento é considerado de urgência porque o uso dos medicamentos deve começar o mais cedo possível.

O ideal é que você comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao vírus HIV e no máximo após 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam.

A indicação de utilização dos medicamentos para prevenção será avaliada por um médico.

A população de gays, outros homens que fazem sexo com homens e travestis é uma das populações que tem preferência no acesso a esse atendimento de urgência, visto a proporção de pessoas com HIV neste segmento populacional ser superior àquela da população geral.


Para acessar o Sistema de Busca de Serviços de Saúde credenciados que possa atender essa URGÊNCIA clique aqui.


Em caso de dúvidas entre em contato:
Telefones: 11 5084-5235 / 5083-8780
E-mail: assistencia@crt.saude.sp.gov.br
Endereço: Gerência de Assistência Integral à Saúde - Programa Estadual DST/AIDS-SP/Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (Rua Santa Cruz, nº 81 - Vila Mariana, 1º andar. São Paulo SP CEP: 04121-000.


Para maiores informações, acesse o site: PEP - PROFILAXIA PÓS EXPOSIÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário