sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Animais também têm direitos

Karina (minha irmã) e Reco
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade". Leonardo da Vinci (1452-1519)

A frase de Leonardo da Vinci nos mostra que há cinco séculos já existia a preocupação com os animais. Todavia, somente no ano de 1978 a UNESCO aprovou a Declaração Universal dos Direitos do Animal. Infelizmente, apesar dos animais terem seus direitos registrados e protegidos por Lei, a realidade tem nos mostrado que a crueldade e a ideia primata de que os direitos do homem prevelecem sobre o dos animais, ainda existe.
Minha vó Geralda e Rick

Sempre existiu quem se julgasse melhor e no direito de colocar fim à vida daquele que estava em situação inferior à sua. Foi assim com os alemães e judeus, foi assim com os senhores feudais e o escravos, foi assim em diversas situações, e ainda continua sendo.

Quem reside na cidade de Iporá, interior do Estado de Goiás, ou tem acesso aos acontecimentos daqui, provavelmente tem conhecimento sobre a discussão que se instaurou sobre qual o destino que devem ter os animais que vivem nas ruas. Não vou entrar no mérito dessa questão pois, minha irmã, Dra. Talita Francisco, uma pessoa apaixonada e defensora dos animais, está se empenhando na tentativa de reverter essa situação, e em poucos dias trará textos, estudos e leis nesse sentido, mas não poderia deixar de mostrar minha indignação e tristeza com relação à isso.

Talita e Tamy
Não nego que sou sensível e várias coisas me fazem chorar, mas tem algumas que vão muito mais longe, que machucam a minha alma, me ferem e me fazem sofrer. Talvez essa preocupação e esse amor que tanto eu como minhas irmãs possuímos com relação aos animais, seja decorrente da educação que recebemos; ensinamentos que desde cedo nos fizeram acreditar que ninguém pode ser feliz a custa do sofrimento de quem quer que seja, um ser humano, um animal... E que todos, indistintamente merecem nosso respeito e nosso amor. 

Minha mãe Heloiza, Mel e eu
Sei que muitos podem discordar desse entendimento e argumentar: "ah.. pra que tudo isso? é só um cachorro!!" Para esses, eu só posso oferecer minha piedade e meu desprezo porque não reputo como ser humano aquele que é capaz de ser mal, cruel, perverso e agressivo com seres indefesos. São pessoas que por dentro já encontram-se mortas! Não acho digno e nem tampouco decente tentar explicar a matança de animais com a alegação de que isso está sendo feito para o bem estar do cidadão; pelo contrário, acho repugnante essa tentativa desenfreada de utilizar os extremos para a solução de problemas; acho vergonhoso optar pelas mãos sujas de sangue sem antes tentar qualquer outro meio de resolver o problema; acho patético utilizar os piores como exemplo na tentativa de justificar sua própria incompetência. Se é para copiar alguém, que seja usado como parâmetro aqueles que se dispuseram a ir além e resolver o problema com bom senso e respeito.

Karina, Nissha e
Keith (meu cunhado)
Infelizmente nem todos possuem a decência daqueles que agem sem olhar para o próprio umbigo. Grandes pensadores, filósofos, cientistas, e tantas outras pessoas fantásticas que fizeram parte da história defendem a proteção os animais, e isso só comprova que possuir uma alma elevada, um coração verdadeiro e nobreza de espírito não é pra qualquer um. É algo que não se compra, e que diferencia o homem do ser humano.

Dra. Samanta Francisco

Como exemplo, seguem alguns preciosos ensinamentos:

Tamy e meu pai João Francisco
"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci)

"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." (Abraham Lincoln)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." (Mahatma Gandhi)

Felipe (meu primo sobrinho) e Mel
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)

"Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor." (Pitágoras)

Sabrina (minha prima e afilhada) e Mel
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais." (Victor Hugo)

"A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo." (Olympia Salete)

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." (Albert Schweitzer)

Belinha
 "A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." (Charles Darwin)

"Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos." (Dr. Louis J. Camuti)

Bianca
"O justo olha pela vida dos seus animais." (Provérbios 12:10)

"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento." (Charles Darwin)

"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles." (Philip Ochoa)




2 comentários:

  1. Lindíssimo... gostaria que chegasse o dia em que as pessoas respeitassem os animais, e parassem de pensar que eles estão aqui para nos servir. Não somos os donos do mundo e NÃO TEMOS DIREITO de fazer tudo aquilo que queremos!

    ResponderExcluir
  2. Peerfeita a matéria. Se todos seguissem essa regras básicas para qualquer ser humano, o mundo seria um lugar bem melhor de se viver ;) ... Parabééns madrinha!!!

    ResponderExcluir