segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Supremo planeja criar serviço de call center

O Supremo Tribunal Federal (STF) estuda a possibilidade da criação de um call center para atender à demanda de pessoas que procuram a Corte para encaminhar solicitações, sugestões, críticas, dúvidas ou elogios sobre as atividades do tribunal. Atualmente, essas pessoas são atendidas pela Central do Cidadão e Atendimento (CCA), que funciona no térreo do Anexo II do STF. A equipe que trabalha no atendimento ao público recebe dezenas de manifestações diárias que, ao fim do mês, somam mais de mil demandas atendidas. Com o aumento da demanda, o Supremo quer atender as pessoas sem que elas se desloquem até o tribunal.

O projeto abrange a aquisição de equipamentos e de um software que permitirá verificar o volume de chamadas atendidas, o tempo médio de atendimento e o número de ligações em espera, entre outros quesitos. Com o programa de dados, a corte terá como medir a eficácia do serviço e a satisfação dos usuários.

Também está em estudo a adoção do serviço de emissão de certidões online e a criação de um portal da Central do Cidadão e Atendimento do STF na internet, de forma a reunir num mesmo endereço eletrônico as informações de interesse do cidadão e do advogado, no contexto do atendimento presencial ou não presencial.

A CCA foi criada em 2008, mas passou por uma reestruturação em maio deste ano.

Com instalações originais ampliadas e adaptadas às novas atribuições, a área reúne serviços como protocolo e atendimento presencial e não presencial em um mesmo espaço, de 1,7 mil metros quadrados.

Lá, há também salas para advogados e para a Defensoria Pública da União.

SEM DESLOCAMENTO

Assim, os usuários dos serviços não precisam ficar transitando desnecessariamente pelo tribunal, uma vez que encontram tudo o que precisam em um só lugar.

Em seus primeiros meses na gestão do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Cezar Peluso tem dado ênfase a projetos voltados ao atendimento ao público e à informatização, para uma melhor prestação jurisdicional. A expansão dos serviços é pioneira em cortes superiores e tem o objetivo de racionalizar os serviços oferecidos, de forma a torná-los mais simples, rápidos e eficientes.

A adoção dos processos eletrônicos trouxe segurança, conforto e celeridade aos jurisdicionados atendidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Daí a necessidade de adequação dos demais serviços, levando à criação da Seção de Atendimento Não Presencial.

Nessa nova unidade, os serviços são prestados à distância, pela internet, e-mail, Correios ou telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário